segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS"

Essa é uma das máximas mais conhecidas e repetidas quando queremos conscientizar, a nós mesmos ou a outros, de que o alvo, a chegada compensa mais que as dificuldades e os percalços do caminho, e com isso eu concordo em muitos casos e acredito que também em certos casos, você concorde. Mas ainda que as pedras no caminho possam ser esquecidas quando recebemos os louros da vitória ou os abraços ao fim da jornada, sem dúvida, elas também fazem parte do processo, por isso, da conquista, não podemos simplesmente descartá-las. E foi pensando nisso que criamos esse blog, que irá apresentar a você o processo de feitura do livro e o que envolve esse projeto e seus desdobramentos. Sendo assim, ainda que os fins justifiquem os meios, os meios também se justificam.
Ao iniciar o projeto do Livro Histórico do IASP alguns desafios eram conhecidos e outros, nos chegaram à medida que caminhávamos. O maior desafio, sem dúvida, é resumir 60 anos de histórias, da instituição e de quem já passou por ela, em poucas páginas, não muito mais de cem, e quando pensamos que faz parte da idéia original, rechear o livro com fotos, o volume de texto, chega até quase a metade, mas com a graça de Deus cremos que este montante será suficiente.
Para a construção do texto sabíamos que as fontes de pesquisa não eram muitas. Temos no IASP poucos textos, dois ou três de até oito páginas, que nestas décadas deram conta de pontuar o desenvolvimento do Colégio. O que deveríamos fazer sabíamos, coletar o máximo de informações em periódicos e livros (por exemplo, os últimos 60 anos de Revistas Adventistas foram lidos para extrair qualquer referência ao IASP) e entrevistar aqueles que viveram a história. E assim começamos nosso trabalho, e é assim também que a história da história começa...

Corpo docente da década de 1950

Nenhum comentário: