terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CAÇADORES DA CAIXA PERDIDA

O livro está praticamente terminado.
As entrevistas já foram feitas, os documentos já foram lidos, agora é só sentar e terminar de escrever o que ainda falta.
É impressionante como o trabalho até aqui foi desenvolvido e guiado, creio que por Deus, principalmente por uma caixa encontrada há poucos dias, que proporcionou um grand finale à parte documental.
Logo que ficou decidido que o livro seria produzido, ouvimos uma história que muito nos animou, a existência de um livro, ou parte de um livro sobre o IASP, começado pelo prof. Lucio Costa, falecido em 2000 e que seria nosso apoio naquele inicio.
Entramos em contato com a sua família, mas eles não sabiam onde este manuscrito estava. Numa entrevista com o prof. Irineu Rosales ele reafirmou a existência deste material e acrescentou, “Há uma caixa cheia de materiais que o prof. Lucio Costa coletava para escrever o livro”, mas infelizmente acreditava que não existia mais.
Com o passar dos meses essa história foi se tornando quase um mito. A caixa com o livro sobre o IASP do prof. Lucio Costa...
Com chegada da data final do cronograma para a recuperação documental, a idéia de encontrar esse documento foi abandonada e chegamos mesmo a acreditar que se existisse, ele não seria mais encontrado por ninguém. Algo como a busca pela Arca da aliança ou o Santo graal.
No inicio deste ano encontramos o pr. Claudio Vilela que atualmente mora em Nova York, e estava de visita pelo país. O procuramos sabendo que havia sido pastor da igreja do IASP e pela indicação do prof. Irineu Rosales de que havia se envolvido no projeto do livro com o prof. Lucio Costa. Falamos com ele rapidamente e o lembramos do material, mas como não fez menção de possuí-lo deixamos um telefone para contato e solicitamos sua ajuda no que pudesse.
Alguns dias se passaram...
Num final de tarde recebemos o recado de que o pr. Claudio Vilela nos procurava, ligamos para ele:
- Boa tarde, pr, como vai? O Sr nos procurou?
- Sim, amanhã voltarei para Nova York, e estou com a caixa aqui.
Não lembro do que ele falou depois de “caixa”, só sei que marcamos o mais rápido possível para ver aqueles documentos. Fomos a casa onde estava e encontramos a lenda, a “caixa”.
Ele explicou a preciosidade do que havia ali dentro, 4 capítulos manuscritos do prof. Lucio Costa do seu projeto de 17 capítulos sobre o IASP, biografias dos diretores escritas por eles próprios à mão, recortes de jornal, fotos, etc. Pediu para guardar com carinho aquele tesouro.
Voltei com aquela caixa e em local apropriado a abri e vi cada um dos documentos que ali havia.
Nessa altura do nosso cronograma, o quarto capítulo do nosso projeto de 5 capítulos já estava terminando, e a nossa alegria ao ler todo aquele manuscrito foi confirmar que, o que havíamos produzido estava em conformidade histórica com o que o prof. Lucio Costa havia também escrito.
Por trinta anos esse livro foi planejado, a primeira menção ao desejo de escrever um livro histórico sobre o IASP foi feita em 1979 pelo pr. Tercio Sarli, desde lá esse desejo é alimentado e pela graça de Deus pretendemos concretizar esse sonho no próximo aniversário do IASP.

Foto do manuscrito que o prof. Lúcio Costa preparava para se tornar o livro histórico.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa da pesquisa. Como historiador, vejo o quanto este trabalho é importante na educação adventista.
Estou ansioso para ver os resultados finais, na forma de um belo livro.
Abraço
Ubirajara de Farias Prestes Filho

Unknown disse...

Ah, não esqueçam da relação do IASP com os índios Karajá, já que alguns deles foram estudantes no colégio.
Abraço